quarta-feira, 24 de junho de 2009

Uma lição de futebol

Uma pessoa que não entende de futebol mundial de seleções teve uma chance de aprender tudo se visse dois jogos da Copa das Confederações. O jogo entre Brasil x Itália no último domingo e a derrota da Espanha para os EUA hoje.

A primeira partida foi aquela aula de como se jogar futebol contra uma potência do mundo, a atual campeã do mundo. O primeiro tempo foi perfeito para o Brasil, que não precisava tanto assim da vitória. Esperou a Itália, percebeu que ela não era tão forte atacando e muito menos se defendendo em velocidade, e o Brasil foi lá e fez os 3x0.

As lições que a pessoa que nunca assistiu futebol aprendeu neste dia é como uma seleção tem que se comportar contra a outra. Não perder as chances criadas, sufocar na hora certa, não ter vergonha de se defender quando é preciso.

Hoje essa pessoa aprendeu a lição mais importante no futebol. A humildade. A Espanha já estava de olho no possível confronto com o Brasil na final. Ela foi como Campeã da Euro Copa e se esqueceu que tinha uma outra seleção do outro lado. Achou que com o "status" vencia a partida. Não foi assim que aconteceu.

Às vezes é bom baixar a bola. Principalmente a Espanha que nunca conquistou uma Copa do Mundo e já estava se achando uma potência mundial. Não que não tenha um belo time, pelo contrário, mas é bom tomar cuidado com algumas atitudes antes dos jogos.

E esperamos que o Brasil aprenda essa segunda lição. Agente sabe que o Brasil tem de sobra a primeira lição, mas para ser campeão nunca pode se esquecer da segunda. HUMILDADE.

Nenhum comentário: