terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Grande Corinthians

Não só gostei da contratação de Ronaldo pelo Corinthians, como louvo essa tentativa de os clubes brasileiros trazerem os nossos craques de volta. O São Paulo foi assim este ano com Adriano e o Corinthians agora.

É claro que ambos não vieram do jeito que agente queria. Um está desde fevereiro deste ano sem jogar e o outro passava por depressão. Mas mesmo assim o futebol brasileiro ganha muito, como o argentino ganhou com a volta de Riquelme ao Boca Juniors, por exemplo.

Além desta boa aposta, o Timão vai faturar muito em patrocínios, vendas de camisa e em outros quesitos. Maaaaaaaaaaaas...

Eu gostei muito de uma declaração que o próprio técnico Mano Menezes deu ao programa "Bola da Vez" no canal ESPN. "Em muitas vezes no Real Madrid, o time deixou se levar mais pelo marketing, trouxe inúmeras estrelas, mas não conseguiu montar um time de verdade."

Por que não deu certo o time de 2005 do Real Madrid, por exemplo? Tinha Zidane, Figo, Raúl, Beckham oras. Só que o que pensava o Guti? Ou o Morientes? Que ralavam pra caramba, as vezes jogavam mais que os craques, mas não eram lembrados? Chega uma ora que estes "operários" se enchem e falam "Eles que são os craques da torcida? Tudo bem, então eles que ganhem o jogo."

O Corinthians tem que tomar cuidado para que isso não aconteça também. No São Paulo quase aconteceu com Adriano e Carlos Alberto. Eu percebi que alguns jogadores que renderam neste brasileirão, não eram os mesmos no paulista e na libertadores. É só o torcedor fazer um balanço de jogador por jogador.

Então imaginem vocês o Herrera. Se o Timão renovar o contrato dele (acho difícil). Vai parcelar em milhares de vezes, pagar de poquinho a pouquinho como o trabalhador paga a sua geladeira nas Casas Bahia. Ele vai pensar. "Poxa eu me matei na série B, lutei pela renovação, aceitei ser parcelado em milhares de vezes, ai vem ele (Ronaldo) aqui e os caras dão toda a mordomia?"

Não estou gorando ninguém, repito achei uma ótima contratação. Mas só estou alertando o que pode acontecer se Ronaldo for conduzido de maneira errada no Corinthians. O tal dos direitos iguais e todo mundo humilde pode ir por água abaixo.

* A idéia das casas Bahia e da possível insatisfação do Herrera foi formulada pelo meu amigo Ivan Zen, leitor deste blog. Obrigado Ivan.

Nenhum comentário: