segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Contratações Parte 3 (Palmeiras)


Hoje é o dia de falar do Palmeiras. Que perdeu tantos jogadores do elenco de 2008 e que tenta se reforçar.

PALMEIRAS- Contratações: Maurício (Z), Danilo (Z), Cleiton Xavier (M), Marquinhos (M), Keirrison (A)

Sem dúvida alguma Keirrison é o melhor jogador, por enquanto, destes que foram contratados. Resta saber se ele virá em janeiro, que é muito difícil, e se virá mesmo. Porque se algum clube europeu chegar com muitos Euros para a Traffic, o K-9 nem vem para o Verdão. Marquinhos tem tudo para ser um ótimo meia. Tem habilidade, velocidade e visão de jogo. Talvez a grandeza do Palmeiras pode atrapalhar um pouco no começo. Cleiton Xavier era o melhor de Figueirense. Mas terá que mostrar muito mais no Palmeiras. Quanto aos dois zagueiros, gosto mais do Maurício. Ele era o xerifão da zaga de Dorival Júnior no Coxa, o homem de confiança. Danilo brigou com Geninho, não joga há muito tempo e deve ser reserva.

O que falta para o Palmeiras? Zagueiro, lateral-direito, lateral-esquerdo, volante e atacante.

Palmeiras e Santos são os times que mais precisam se reforçar se queiserem alguma coisa em 2009. Com as saídas de Élder Granja e Leandro, dois laterais são necessários no Verdão. Esse tal de Pablo Armero, da Colômbia, nunca vi jogar. Mas o Palmeiras está certo em apostar em caras da América do Sul. Mesmo com a chegada de dois zagueiros, precisa de mais um. O Argentino Nicolás Spolli parece ser o nome do momento. Como não se sabe se Keirrison vem mesmo para o Palmeiras e Kléber dificilmente fica no clube, o Palmeiras precisa de no mínimo mais dois atacantes. Porque além deles, Alex Mineiro, Thiago Cunha, Preá e Denílson já foram embora. Um volante também seria bem vindo. Willians deve ser este jogador.

Dispensas: Jorge Preá (A, Atlético-PR), Thiago Cunha (M, Ituano), Elder Granja (LD), Alex Mineiro (A, Grêmio), Martinez (Gamba Ozaka-JAP), Leandro (L), Denílson (M), Roque Júnior (Z), Léo Lima (M, Vasco).

Desses, três eram titulares. Bem diferente das dispensas de São Paulo e Corinthians, por exemplo. Então o Palmeiras perdeu boa parte de sua base. Talvez me xinguem, mas não achei ruim as dispensas destes atletas. Alex Mineiro foi sim importante na campanha do Palmeiras, mas não marcava um gol fazia muito tempo. Estava sem vontade de jogar. Leandro nem se fala. Contra o Botafogo foi nítido que ele não estava mais a fim de permanecer no Verdão. E Élder não era sequer relacionado nos últimos jogos.

Análise geral: Ainda acredito que o Palmeiras vai trazer bons nomes. Esse Willians do Vitória e Armero do América de Cali, que estão praticamente fechados, são boas apostas. Embora 90% da torcida alviverde morra de amores por Kléber, não acho que ele vale 8 milhões de Euros. Não vou culpar a diretoria se não o contratar, pelo contrário. Acho mais sábio não se enforcar em dívidas do que contratá-lo. Só que se ele não ficar mesmo a diretoria precisa se mexer para trazer no mínimo dois atacantes iguais, ou melhores que Kléber e Alex Mineiro. Se eu vejo o São Paulo favorito a conquistar a Libertadores e o Corinthians o paulistão, por enquanto não vejo o Palmeiras vencendo nada ano que vem.

No próximo post será a vez do Santos. Será que o alvinegro-praiano vai dar a volta por cima em 2009? Até lá.
Foto: Divulgação

Nenhum comentário: