Uma pessoa que não entende de futebol mundial de seleções teve uma chance de aprender tudo se visse dois jogos da Copa das Confederações. O jogo entre Brasil x Itália no último domingo e a derrota da Espanha para os EUA hoje.
A primeira partida foi aquela aula de como se jogar futebol contra uma potência do mundo, a atual campeã do mundo. O primeiro tempo foi perfeito para o Brasil, que não precisava tanto assim da vitória. Esperou a Itália, percebeu que ela não era tão forte atacando e muito menos se defendendo em velocidade, e o Brasil foi lá e fez os 3x0.
As lições que a pessoa que nunca assistiu futebol aprendeu neste dia é como uma seleção tem que se comportar contra a outra. Não perder as chances criadas, sufocar na hora certa, não ter vergonha de se defender quando é preciso.
Hoje essa pessoa aprendeu a lição mais importante no futebol. A humildade. A Espanha já estava de olho no possível confronto com o Brasil na final. Ela foi como Campeã da Euro Copa e se esqueceu que tinha uma outra seleção do outro lado. Achou que com o "status" vencia a partida. Não foi assim que aconteceu.
Às vezes é bom baixar a bola. Principalmente a Espanha que nunca conquistou uma Copa do Mundo e já estava se achando uma potência mundial. Não que não tenha um belo time, pelo contrário, mas é bom tomar cuidado com algumas atitudes antes dos jogos.
E esperamos que o Brasil aprenda essa segunda lição. Agente sabe que o Brasil tem de sobra a primeira lição, mas para ser campeão nunca pode se esquecer da segunda. HUMILDADE.
Big Brother do Futebol (Parte XIII)
Há um ano