terça-feira, 4 de agosto de 2009

O corpo não aguenta Nadal...


Acompanho tênis há 12 anos e pratico este esporte há 10 anos. Então acho que tenho uma boa base para falar sobre este assunto e resolvi que escreverei mais sobre este tema aqui no meu blog. O assunto de hoje é Rafael Nadal.

Dei uma passada no globoesporte.com e vi uma entrevista que Nadal deu para algumas agências de notícias sobre suas lesões. Falou que esta última lesão nos dois joelhos "não será o fim da minha carreira". Poxa vida Nadal! Você só tem 23 anos e já toca no assunto "fim de carreira"?

Mas não é para menos, o estilo de jogo dele o faz pensar em aposentadoria. Primeiro de tudo. Quero que o internauta puxe na história um grande tenista campeão que tinha metade dos "músculos" que Nadal tem. Bjorn Borg? Pete Sampras? Jimmy Connors?Rod Laver?John McEnroe? Não! Todos são 'magrinhos' se compararmos ao corpo de Nadal.

O espanhol tem biótipo de tudo, de boxeador, lutador de luta livre, halterofilista, tudo menos de tenista. Começa o problema ai. Ele precisa de muita força de todo o corpo para correr que nem um condenado e devolver bolas quase impossíveis. Ele usa força em demasiado para dar os seus golpes. Para quem não sabe, um tenista precisa de muito mais força para dar o 'spin' na bola para que ela vá com força e alta para o fundo da quadra do adversário. Muito mais força do que você tentar bater chapado, ou seja, reto na bola.

Por todas essas razões a carreira do jovem Nadal já tem inúmeros problemas de lesão. Ele mesmo afirmou na matéria que não sabia o seu limite do corpo. Por isso que eu acho que a carreira de Nadal dura mais dois anos no máximo.

E por que Roger Federer, que é o grande tenista do momento, nunca teve uma lesão grave? Ele teve sim alguns problemas, mas pequenos, se comparado com a longevidade de sua carreira com a de Nadal. Ele nunca teve problema porque joga o tênis clássico, o tênis bonito, o tênis que todo mundo gosta de ver.

Saque forte, direita boa, esquerda com variação de slice e back hand, boa aproximação para voleio e voleio mortal. Ou seja, um tenista completo, que não cobra do corpo metade do que Nadal cobra do dele.

Um comentário:

Matheus Adami disse...

Assim como no futebol, esta é a diferença entre o jogo técnico e o jogo de força. Nadal é um grande tenista, sem dúvida, mas joga o tênis força. Já Federer e Sampras esbanjavam técnica. Os dois são eficientes. Mas a conta de um é bem maior do que a do outro.

Ótimo post, meu caro. Continue assim!